MAIS LIDAS

    postado em 09/07/2024 14:57 / atualizado em 09/07/2024 16:33

    Marcos Paulo Lima

    Aos 16 anos, Lamine Yamal lidera o ranking de assistências da Eurocopa com três passes decisivos vestindo a camisa da Espanha. Cinco anos mais velho, Musiala ocupa o segundo lugar em dribles com 32 êxitos a serviço da eliminada Alemanha. Aos 21, fica atrás do belga Doku na lista, porém é um dos artilheiros do torneio com três bolas na rede. A suspensão de Vinicius Junior e a ousadia dos técnicos do Velho Continente na utilização de jovens talentos finalmente contagiaram o técnico Dorival Júnior.

    Aos 17 anos, o atacante brasiliense Endrick será titular da Seleção pela primeira vez nesta Copa América, hoje, às 22h (de Brasília), no Allegiant Stadium, em Las Vegas, contra o Uruguai, pelas quartas de final. Empate leva a decisão para os pênaltis. O sobrevivente enfrentará Colômbia ou Panamá, protagonistas da preliminar, às 19h, em Glendale, na Califórnia.

    A mudança óbvia seria a entrada de Gabriel Martinelli no lugar de Vini e as manutenções de Rodrygo no papel de falso 9 e de Raphinha na ponta-direita. No entanto, Dorival Júnior superou a cautela.

    Decisivo contra Inglaterra, Espanha e México saindo do banco de reservas nas nove partidas pela Seleção principal, a joia revelada pelo Palmeiras e vendida ao Real Madrid duelará com a linha de zaga formada por Nahitan Méndez, Ronald Araújo (carrapato de Vini nos superclássicos entre Barcelona e Real Madrid), Mathías Oliveira e Matías Viña.

    O par de volantes Manuel Ugarte e Federico Valverde também deve vigiá-lo ostensivamente. Motivo: a versatilidade do camisa 9 nos papéis de centroavante e ponta direita ou esquerda.

    "Acho que o Endrick não é especificamente um 9, que joga fixo, prefere um pivô. Ele é um jogador que flutua, se movimenta. Realmente, nas minhas últimas equipes, sempre tive um centroavante de origem (Pedro no Flamengo, Calleri no São Paulo), mas tenho que respeitar as características dos jogadores que convocamos. E convocamos com consciência do momento de cada um, das características. Tudo vai acontecer com calma. Por isso que falei, para não nos precipitarmos em relação ao Endrick. No momento certo, haveria a possibilidade. A equipe evolui a cada momento. Tudo é questão de tempo para encontrarmos a melhor formação", disse Dorival na entrevista coletiva de ontem.

    O Brasil fez cinco gols na fase de grupos. Empatou por 0 x 0 na estreia com a Costa Rica.

     

    Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:

    Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. Clique aqui e saiba mais.